Entendendo um Pouco Sobre Câncer


O QUE É CÂNCER?

É um termo genérico que compreende um conjunto grande de doenças que têm em comum o crescimento desordenado das células. Pode-se dizer que o câncer é causado por mutações em genes que controlam o crescimento celular. O indivíduo pode nascer com uma ou mais mutações e acumular outras ao longo de sua vida devido à ação de fatores carcinogênicos. O câncer é a terceira causa de morte no Brasil, sendo precedido pelas mortes causadas por acidentes (traumas) e doenças cardiovasculares. Os tumores mais importantes na população brasileira são os de Pulmão, Estômago, Mama, Colo Uterino, Intestino, Próstata, Esôfago e Pele.


MECANISMOS BÁSICOS DE DESENVOLVIMENTO DO CÂNCER (CARCINOGÊNESE)

Iniciação - exposição a um carcinógeno que interage com o DNA (material presente no núcleo das células que contêm as informações genéticas) provocando uma mutação permanente. Esta célula alterada pode ser destruída pelo sistema imunológico ou permanecer latente.


Promoção - geralmente desencadeada através da exposição prolongada a um agente promotor. A célula já iniciada se transforma ocorrendo o processo de carcinogênese.
Progressão - a célula transformada adquire as características de malignidade, como a capacidade de se estabelecer em outros órgãos (metástases).
Existem substâncias, como o fumo, que dependendo das doses e do tempo de exposição, funcionam como agentes carcinogênicos completos, ou seja, atuam nas três fases descritas acima. Os fatores ambientais (fumo, álcool, dieta inadequada, exposição excessiva á luz solar...) são responsáveis por cerca de 85 % dos cânceres. A hereditariedade responde pelos restantes 15%. Para pessoas de alto risco já existem testes genéticos para câncer de mama, câncer colorretal e de tireóide que detectam tendência dos mesmos de se manifestarem.


TRATAMENTO


O que define a forma de tratamento é o tipo, a localização, o estadiamento (fase evolutiva) do câncer e as condições do paciente. Em geral, numa fase inicial, basta apenas a cirurgia, para boa parte dos cânceres, sendo que nas fases mais avançadas é preciso a associação da radioterapia (radiação) e/ou da quimioterapia (medicamentos). Outras modalidades existentes menos frequentes de tratamento são: hormonioterapia, imunoterapia e a terapia gênica (ainda em avaliação).

PREVENÇÃO


A real prevenção começa com a adoção de um estilo de vida com dieta balanceada, manutenção de peso adequado, ter atividade física regular, não fumar, dormir bem, usar álcool com moderação, cultivar amizades e fazer avaliação médica de prevenção regularmente (prevenção primária). Na história natural do câncer existe um longo período entre seu início e manifestação clínica (fase assintomática). Entretanto, após o início dos sintomas, a evolução do câncer é mais rápida, diminuindo na mesma velocidade as chances de cura. A detecção precoce (prevenção secundária) geralmente é realizada na fase assintomática. Daí, a importância da iniciativa individual em fazer a prevenção, uma vez que não se têm sintomas. A utilização de medicamentos em pacientes de alto risco para prevenir câncer (quimioprevenção), está em franco desenvolvimento.